Ultrassom das Mamas e Transvaginal

ultrassom de mamas

Mamas

O ultrassom de mama pode ajudar o médico no diagnóstico de anomalias na região mamária. Esse exame é indicado, por exemplo, em pacientes que apresentam mamas mais densas, ou seja, em mamas em que há uma maior incidência de tecido fibro glandular, o que pode prejudicar a visualização de nódulos pela mamografia.

Essa situação é muito comum, principalmente, em pacientes com menos de 35 anos. Nestes casos o médico poderá utilizar a ultrassonografia para investigar a presença de nódulos ou cistos nas mamas.

A ultrassonografia também é indicada sempre que a paciente apresentar alguma alteração no resultado da mamografia. Neste caso, a ultrassonografia funciona como um exame complementar para auxiliar na indicação ou não de biopsia

Para mulheres de faixas etárias acima dos 35 anos, o exame mais indicado pelos médicos é a mamografia e, caso haja necessidade, o ultrassom das mamas.

Transvaginal

A ultrassonografia transvaginal, é um exame de diagnóstico que utiliza um pequeno aparelho, que é introduzido na vagina, e que produz ondas de som que depois são transformadas pelo computador em imagens dos órgãos internos, como útero, trompas de Falópio, ovários, colo do útero e vagina.

Através das imagens produzidas por este exame, é possível diagnosticar diferentes problemas da região pélvica, como cistos, infecções, gravidez ectópica, câncer, ou até confirmar uma possível gravidez.

Outros exames

x

Agende seu exame